Pesquisar neste blog

sequencia de reggae

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Notícias

 

Acusado de assalto é preso em ação da Polícia Militar em Chapadinha

A Polícia Militar de Chapadinha prendeu, nesta quarta-feira (15), Wagner Marcelo da Silva, de 26 anos, acusado de realizar vários assaltos no município. Segundo a investigação, os produtos dos delitos eram vendidos para comprar a droga oxi.
As equipes de ronda da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão em flagrante de Wagner, logo após um arrombamento que ele cometeu em uma residência no bairro Recanto dos Pássaros. Com ele, ainda foi apreendida uma faca. Os policiais conseguiram também recuperar grande parte dos produtos roubados como celulares, notebooks, cordões de ouro.
O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha, onde foi autuado por assalto. Com base em apurações feitas na delegacia, Wagner Silva ainda é acusado de mais seis assaltos. “Ele é usuário de drogas e roubava para sustentar o vício”, frisou o delegado George Antonio Silveira.
O delegado contou ainda que a polícia já está trabalhando para identificar e prender os receptadores dos produtos roubados que foram revendidos pelo Wagner Silva.

Audiência Pública discutirá problemática quilombola no Baixo Parnaíba: 14 de junho de 2011

Representantes das entidades públicas responsáveis devem comparecer para definir próximos passos para a resolução dos conflitos


No próximo dia 14 de junho, terça-feira, às 14h, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) realizará audiência pública na sede da Procuradoria da República para discutir as questões sobre os conflitos entre as comunidades quilombolas da região do Baixo Parnaíba e proprietários e ocupantes não tradicionais de terra.

No MPF/MA tramitam vários inquéritos civis públicos que apuram as medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quanto à titulação das terras das comunidades remanescentes de quilombos. Ações civis públicas, em curso na Justiça Federal, já foram ajuizadas pelo MPF/MA sobre comunidades da região do Baixo Parnaíba, como é o caso de Saco das Almas e Alto Bonito, no município de Brejo (MA).

Em praticamente todos os casos, há relatos de conflitos entre a comunidade e os proprietários ou ocupantes não tradicionais, acusados de intimidar os quilombolas. Em determinadas situações, houve até mesmo a determinação da Justiça Estadual pela desocupação de posses tradicionais, avolumando mais casos a cada dia.

De acordo com o procurador da República Alexandre Soares essa discussão em audiência pública é importante para obter alguma solução em caráter definitivo para a situação. Também é necessário que se garanta a segurança nessas áreas de conflito, evitando que outros casos de homicídio contra trabalhadores rurais quilombolas venham a ocorrer como já aconteceu no Maranhão na comunidade de Charco no município de São Vicente de Férrer.

Foram convidados para a audiência pública representantes do Centro de Cultura Negra (CCN), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Ministério Público do Estado (MPE) e das Defensorias Públicas da União e do Estado (DPU e DPE).

Magno Bacelar pede recuperação de trecho de estrada em Chapadinha

26 de maio de 2011 às 17:46
Waldemar Têrr
Agência Assembleia

O deputado Magno Bacelar (PV) cobrou, na sessão desta quinta-feira (26), a recuperação de trecho da rodovia MA que liga Chapadinha a Brejo, uma vez que o trecho urbano da MA está danificado, provocando um transtorno para a população. Bacelar disse ser autor de requerimento que solicita à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Sinfra) a recuperação do trecho, justificando que uma lateral da estrada encontra-se sem a base por conta do trânsito pesado das carretas carregadas de soja para o Porto do Itaqui.
Magno Bacelar contou que a MA que corta o município de Coelho Neto foi duplicada no trecho urbano, assim como em Santa Quitéria, e pediu que o mesmo seja feito em Chapadinha, a maior cidade do Baixo Parnaíba. “É mais do que justo que a Secretaria de Infraestrutura faça sua parte duplicando esta MA”, cobrou.

TRANFERIDO
Magno Bacelar informou que o evento que ia acontecer, no Palácio dos Leões, para discutir o planejamento da saúde e as ações da saúde, sob o comando do secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, foi transferido provavelmente para a próxima terça-feira. Bacelar garantiu que muitos dos assuntos que, às vezes, são discutidos em plenário, serão esclarecidos lá, como a questão do Hospital do IPEM e as UPA’s que já estão sendo equipadas, como a do Vinhais e a da Cidade Operária.
“O governo do Estado do Maranhão está fazendo este planejamento para fazer a melhor saúde do nosso Estado. E não tenho dúvidas nenhuma que realmente é um projeto grandioso para a saúde e já está acontecendo e vai ser uma realidade no governo da nossa governadora Roseana Sarney”, garantiu.

FESTA DAS MÃES
O deputado Magno Bacelar (PV) informou, na mesma sessão, que a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, vai organizar um grande evento no município, em praça pública, reunindo de 20 a 30 mil, para homenagear as mães do município. Bacelar disse que o evento, todos os anos, sempre tem sido uma festa grandiosa e convidou a imprensa e os chapadinhenses que moram na capital para participar do evento, que terá sorteios de vários prêmios, como também a participação da Banda Calcinha Preta.


Centro de Chapadinha Recebe Sinalização 



Já está sendo feita a sinalização vertical nas ruas do Centro de Chapadinha. Além da sinalização, haverá algumas alterações no tráfego de veículos. Quem vem pela Rua Benjamim Ferreira, sentido Rodoviária/Centro, ao chegar no canto da Igreja Matriz, terá que virar, obrigatoriamente, para a direita, em direção à prefeitura.



Antes, o condutor podia seguir pele Benjamim Ferreira, em direção ao bairro Areal. A prefeitura está construindo uma guia, junto ao canteiro central da avenida Oliveira Roma, para orientar em que sentido o motorista deve seguir.

Outra alteração será feita no cruzamento da Ananias Albuquerque com a Oliveira Roma. O semáforo será transferido de lá para o cruzamento no canto do Armazém Paraíba. O canteiro central, onde existe o semáforo, será emendado, impedindo o condutor que vem do Areal pela Ananias Albuquerque de seguir em frente.



Na Avenida Ataliba Almeida já está sendo pintada a sinalização horizontal. Por enquanto, o trecho sinalizado vai da ladeira do Angelim até o Posto Chapadinha, no cruzamento com a avenida Cel. Pedro Mata. Na semana que vem será colocado o semáforo no canto da Parnauto.

O trânsito no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira, foi muito grande, dando mais uma mostra de que a organização se faz necessária, de maneira urgente. Nos cruzamentos sem semáforo, em determinados momentos, há princípios de congestionamento.



Pensando no rápido crescimento da frota de veículos de Chapadinha, a equipe responsável pelas mudanças no trânsito, escolheu algumas ruas que deixarão de ter sentido duplo. Uma delas, é a Celina Araújo.

Várias ruas, além de terem sentido único, terão estacionamento em apenas um lado. Em outras, não será permitido estacionamento.

A prefeita Danúbia Carneiro disse estar ansiosa para iniciar o asfaltamento das ruas do Centro, além do complemento da Avenida Ataliba Almeida e a reconstrução da Presidente Vargas. As obras só terão início após o inverno.


URBANO SANTOS GANHA FERIADO MUNICIPAL NO DIA 10 DE JUNHO. 

Por unanimidade e após pressão da opinião pública, sobretudo pela internet via este blogue e pelo orkut, a Câmara Municipal aprovou na sessão de ontem o 10 de junho como feriado municipal em homenagem ao ANIVERSÁRIO TRADICIONAL DE URBANO SANTOS. 

6 entidades da sociedade civil e vários urbanosantenses já vinham se reunindo desde o início do mês para programar o ANIVERSÁRIO TRADICIONAL de nossa cidade, de forma que decidimos presentear os filhos daqui: ao invés de trazermos banda de fora, contratamos as 6 maiores bandas da cidade e faremos um Festival de Bandas Urbanosanteses.

O Festival será na praça do farol, no dia 10 de junho, claro. 

Já comunicamos as autoridades municipais, inclusive a PM e a Guarda Municipal que certamente cumprirá seu dever de dar proteção aos cidadãos independente de qualquer coisa.

As bandas contratadas, são:

1. Jackson dos Teclados e Banda Doce Paixão
2. Banda Astros do Forró (Mayre)
3. Banda Forrozão Gatinha Dengosa (Magno Soeiro)
4. Banda Beijo Molhado (Reginaldo)
5. Romildo Show
6. Adrianinha e Banda Guardiões do Forró (Lele Melo)

As entidades que estão organizando o ANIVERSÁRIO TRADICIONAL de nossa cidade são:

1. Sindicato dos Professores (Clemilton)
2. Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Lúcia Torres)
3. Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (Cleiton)
4. Sindicato do Servidores Públicos Municipais (Gibeonilton)
5. Associação Cultural Bloco N.T.I (Eduardo Rodrigues)
6. Instituto Pe. Henry (Ivanlins Macedo)

Teremos também durante o dia 10 de junho:

a) Foguetório ao amanhecer na cidade toda
(contribua com uma caixa de foguete ou mesmo
solte uma na alvorada do dia 10 de junho)

b) Missa em ação de graças pela manhã

c) Bolo de Aniversário 

d) Gincana durante todo o dia na sede do Sindicato dos Professores

e) Encerramento da programação com o 2º Festival de Bandas Urbanosanteses

Notícias de Chapadinha

Começou o festejo do padroeiro São José Operário
Hoje, quinta-feira (28), é anoite dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, escolas, funcionários públicos, Uespi, bairro Chapadinha, região de Milton Brandão e Vista Alegre. Sua coluna é bastante interessante,pois nos informa sobre tudo o que ...
Quarenta e cinco policiais são selecionados para dar segurança aos ...
As outras comarcas que vão receber policiais são: Paço do Lumiar; São José de Ribamar; Raposa; Açailândia; Alcântara; Cândido Mendes; Cantanhede; Cedral; Chapadinha; Araioses; Codó; Govenador Nunes Freire; Humberto de Campos; Igarapé Grande; ...
Bacelar destaca os pontos positivos da Marcha em Defesa dos Municípios
A mulher do deputado, Danúbia Carneiro, é prefeita de Chapadinha, município onde Bacelar também já foi prefeito. O parlamentar elogiou o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Júnior Marreca (Itapecuru), ...
Deputado Magno Bacelar participa de distribuição de peixe em ...
O deputado Magno Bacelar (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), para informar que participou, a convite da prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, da distribuição 25 mil quilos de pescado a população da zona urbana ...
Suspeitos de assalto à agência bancária de Luzilândia são presos
Policiais militares da 4ª Companhia Independente de Chapadinha prenderam, no sábado (14), quatro acusados de envolvimento no assalto à agência do Banco do Brasil, no município de Luzilândia, no Estado do Piauí. A ação delituosa aconteceu no dia 3 de ...
Governadora anuncia construção de Centros de Educação Tecnológica
Na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Roseana Sarney lançou os editais para a construção de 11 novos Centros de Educação Tecnológica (CETECMAs) nos municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, ...
Magno Bacelar participa de lançamento de editais de Cetecmas
A prefeita Danúbia Carneiro eo deputado Magno Bacelar (PV) representaram o município de Chapadinha. As unidades terão capacidade média de 240 a 360 alunos por hora/aula e em sua estrutura os centros terão auditório com 100 lugares, biblioteca, ...
Adolescente é apreendido por homicídio em Chapadinha
A Polícia Civil de Chapadinha prendeu, na terça-feira, 19, um adolescente, de 17 anos, suspeito de matar um homem identificado por Walderly Silva do Nascimento. A apreensão ocorreu após informações levantadas pela polícia que identificaram o menor como ...
Luzilândia: Preso último acusado do assalto que ainda estava foragido
Anderson, tido como líder, é de Chapadinha (MA) mas reside no Piauí e também é acusado de, em 2005, fazer um assalto em Valença. Paulista é baiano mas mora em São Paulo há muito tempo. Evandro, o último capturado, é de União (PI). ...
Cico prende 4 e recupera 800 mil do assalto de Luzilândia
O indivíduo identificado como Anderson, vulgo Cabeção ou Chapadinha, estava na zona rural da cidade, na casa do casal Valter e Neném que o deu cobertura durante a fuga. “Nós estamos com nossos policiais tanto no Piauí quando do lado do Maranhão. ...
Deputado Magno Bacelar solicita obras para Chapadinha
A proposição se baseia na necessidade de atender a demanda no atendimento público hospitalar da região do Baixo Parnaíba, onde a cidade de Chapadinha se caracteriza como pólo. Magno Bacelar solicitou ainda a conclusão das obras de construção do ginásio ...
2 mortes no IML no Dia das Mães: homem morre ao cair de árvore
O corpo de Djalma foi liberado por volta das 15 horas e levado ao povoado Chapadinha, zona rural sul da capital, onde residia. Também na manhã deste domingo, o funcionário de um hospital particular de Teresina morreu ao cair de uma árvore, ...
Duas mortes no IML em pleno Dia das Mães:homem morre ao cair de árvore
O corpo de Djalma foi liberado por volta das 15 horas e levado ao povoado Chapadinha, zona rural sul da capital, onde residia. Também na manhã deste domingo, o funcionário de um hospital particular de Teresina morreu ao cair de uma árvore, ...
IML registra duas mortes por acidentes durante Dia das Mães
O corpo de Djalma foi liberado por volta das 15 horas e levado ao povoado Chapadinha, zona rural sul da capital, onde residia. Também na manhã deste domingo, o funcionário de um hospital particular de Teresina morreu ao cair de uma árvore, ...
Projeto Encontro das Lendas incrementando a didaticas em Escolas ...
A escola fica situada no povoado Chapadinha Sul, zona rural de Teresina. As crianças tiveram a oportunidade de ouvir as histórias contadas por Marilene Evangelista, que começou com o “Conto do Morcego”. Atentos e em silêncio, os alunos ouviam a tudo. ...
Governo entrega 2.308 óculos para estudantes do Programa Olhar Brasil
Os alunos matriculados no programa Brasil Alfabetizado, das escolas localizadas em nove municípios das Unidades Regionais de Educação (URE) de Chapadinha, Caxias, Codó e Timon, foram os primeiros contemplados com a entrega de 2.308 óculos do programa ...
MA: Educadores aguardam proposta oficial acampados na Seduc
Educadores de municípios que já haviam retornado às aulas, diante das punições e ameaças de gestores, decidiram retornar para o movimento, como o é o caso de Chapadinha e Viana. Em Imperatriz, a adesão continua grande e nesta terça-feira (03) a ...
Projeto vai beneficiar presos provisórios de Chapadinha
Um projeto idealizado pelo juiz Cristiano Simas, da 1ª Vara de Chapadinha, quer garantir a presos provisórios da comarca e suas famílias apoio integral para coibir atos de reincidência e acompanhá-los desde a saída do estabelecimento penal até sua ...
PM efetua prisões durante fim de semana em Chapadinha
A Polícia Militar, durante rondas no final de semana, efetuou duas prisões no município de Chapadinha, sendo uma por porte ilegal de arma de fogo ea outra, com base na Lei Maria da Penha. Os detidos foram Reismar Denilson de Sousa, 30 anos, ...
UFMA abre Processo Seletivo para professor substituto
São 24 vagas em mais de dez unidades acadêmicas para os campi do Bacanga (São Luís) e Chapadinha. As inscrições vão até o dia 12 de abril. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar Currículo em Plataforma Lattes e original e cópia (ou ainda ...
Sedagro inaugura projetos produtivos no interior do estado
A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, esteve nos municípios de Tutóia, Chapadinha, Vargem Grande e Brejo, durante o fim de semana, para inaugurar obras e visitar projetos em fase final de ...
Comarcas continuam com problemas estruturais, diz corregedor-geral
Conferir problemas e ouvir reclamações e pedidos tomaram a agenda de trabalho puxada, que começou por Itapecuru e avançou depois das 19h em Magalhães de Almeida - uma exceção no cenário de unidades judiciárias no interior, ao lado de Chapadinha. ...




CHAPADINHA: "Nobre raça de FORÇA e AÇÃO"
CH 001_0001 CH3 001_0002 CH2 001_0003 CH2 001_0002 CH 001_0008 CH 001_0007  CH 001_0005 CH 001_0004 CH3 001_0001 CH 001_0003
CHAPADINHA provou mais uma vez que é uma NOBRE RAÇA de FORÇA e AÇÃO. Hoje foi um dia CONTRASTANTE na comemoração do 73º aniversário da nossa CHAPADA das Mulatas. Logo no início da manhã presenciei um grupo CORAJOSO que vestiram se de PALHAÇO para mostrar o quanto o governo municipal tem NEGLIGENCIADO o povo oprimido que precisa de ASSISTENCIALISMO.
É a SAÚDE QUE NÃO FUNCIONA e como conseqüência , criança sendo velado VIVA; Os hospitais encontram-se sucateados; Falta soro, falta alimentação, faltam medicamentos, ambulâncias em péssimo estado de conservação, faltam médicos e acima de tudo falta VERGONHA NA CARA.
AINDA bem que nossa cidade existe pessoas que não tem medo de mostrar a cara e vão às ruas despertar com APITAÇO os COCHILÕES. INFELIZMENTE se percebe a AUSENCIA de algumas pessoas outrora PARTICIPATIVA mas que fazem ALIANÇA e depois esquecem ou fazem que não ver os DESMANDOS. Mas como diz esse novo ditado criado por mim: “FELIZ O GOVERNANTE QUE ESTÁ NO PODER, POIS O DINHEIRO PROPAGA A VERDADE FALSA DOA A QUEM DOER”.
 
CH _1__0008 CH _1__0012 CH _1__0011 CH _1__0010 CH _1__0009 CH _1__0006 CH _1__0008 CH _1__0007 CH _1__0004 CH _1__0005 CH _1__0002 CH _1__0001
Também destaco e PARABENIZO a manifestação CÍVICA organizada pela prefeitura na comemoração desse dia tão importante para nós Chapadinhense. Foi muito bonito ver a FANFARRA mostrando com perfeição toda desenvoltura na música ORQUESTRADA. Lindas bailarinas comandando os grupos de músicos e alunos que desfilaram com todo orgulho patriota, cantando no peito e na raça o hino de CHAPADINHA.
Não poderia de destacar também a presença dos professores que elegantemente deram o “AR DA GRAÇA” ao conduzir seus PATRIOTINHAS que logo em breve se tornarão os futuros defensores da cidadania atuante que nunca se acovarda ao ver seus representantes PISOTEANDO E FERINDO o senso de justiça DEMOCRÁTICA.

  Cidade Nova -

2° FESTIVAL DO PEIXE


Festival atraiu centenas de visitantes à localidade, possibilitando grande comercialização dos produtos

Aconteceu no ultimo sábado, 06, na localidade Cidade Nova, município de Chapadinha-MA, a segunda edição do Festival do Peixe com Farinha. A festa que teve a participação direta da associação de moradores da comunidade, SEBRAE, UFMA e AGERP, Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural, serviu para divulgar o potencial produtivo do povoado, além de comercializar boa parte da produção.
Clique para ampliar
O projeto de piscicultura no povoado Cidade Nova vem sendo desenvolvido a cerca de 05 anos, possibilitando aos moradores, que até então sobreviviam apenas do cultivo da roça “no toco”, uma forte renda extra.
Peixe sendo retirado dos tanques para comercialização

A gestora do projeto Territórios do Baixo Parnaíba, Márcia Roberta (SEBRAE), destacou em entrevista que a própria comunidade do povoado é que idealizou esse projeto, por meio do crédito fundiário do Estado, tendo total apoio do SEBRAE e demais parceiros.

Márcia destacou que a segunda edição da festa estava sendo um sucesso, obtendo êxitos na comercialização do peixe, objetivo maior do evento. "O peixe da Cidade Nova, por meio de iniciativas como essa está chegando a outras localidades e municípios vizinhos". Disse.

Professora Jane com alunas
A Universidade Federal do Maranhão, UFMA, esteve presente, tendo como representante a professora Jane Melo Lopes e alunos dos cursos de Biologia e Zootecnia.

A docente destacou que através da recente parceria feita com a comunidade, pesquisas e trabalhos desenvolvidos por alunos, além de vasta orientação técnica, estão possibilitando a melhoria da produtividade, mesmo com as notáveis dificuldades encontradas, sendo a maior financeira.

Jane enfatizou que sempre que a Universidade é procurada, a situação é estudada, visando à melhor forma para seu solucionamento.

Madalena Saraiva ladeada por familiares
e membros da AGERP, a qual coordena
A gestora da AGERP no município, Madalena Saraiva, destacou o mensurável apoio disponibilizado ao povoado, como demais localidades que desenvolvem os mais diversos projetos, como criação de Caprinos, beneficiamento da mandioca, entre outros.

Madalena Saraiva ressaltou que a AGERP, dentro de suas possibilidades tem dado todo o apoio à produção de peixe na localidade Cidade Nova, desde a distribuição de alevinos a orientação técnica. A gestora destacou ainda que o governo do Estado tem se preocupado cada vez mais em melhorar a vida do homem do campo.

Sr. Otacílio ao lado de Márcia Roberta-
gestora do projeto Territórios do
Baixo Parnaíba
Para o presidente da associação de Moradores da comunidade, senhor Otacílio Veras Gomes, as parcerias com os órgãos e entidades acima citados é fundamental para a continuidade do projeto de piscicultura no povoado.

O agricultor enfatiza que o maior inimigo dessa atividade são na realidade fatores naturais, como algumas espécies que acabam por comer grande parte dos alevinos colocados nos tanques de produção, dificuldades que aos poucos estão sendo solucionadas, graças ao apoio das parcerias feitas com a localidade.

Abaixo segue um vídeo mostrando a coleta de peixe para comercialização.

arquivos do blog http://www.bloginterligado.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

mapa de chapadinha

noticias de futebol

Noticias musicais